sexta-feira, 15 de junho de 2007

COOPERAÇÃO - BE/CRE e Biblioteca Municipal "João Brandão"







Julgamento de João Brandão, texto de Carla Zêgo, interpretação do Grupo de Teatro da Biblioteca Municipal de Tábua. A representação ocorreu na BE/CRE e é fruto da cooperação entre entidades irmãs que trabalham para o mesmo fim.

Uma estagiária sonha. Uma bibliotecária apoia. Uma equipa concretiza. Uma recriação histórica nasce. Foi mais ou menos assim que as coisas se passaram, em 2005. Carla Zêgo, a cumprir estágio na Biblioteca Municipal de Tábua, propôs-se recriar o julgamento de João Brandão. A Dr.ª Paula Neves, Directora daquela instituição, não só concordou com a proposta como fez questão de participar activamente na sua concretização. O núcleo duro dos que ali trabalham encarnou, com entusiasmo, cada uma das personagens que lhe foi proposta. E ouvimos dizer que foi um sucesso. E ficámos com pena de não ter assistido. Por tudo isto, dois anos volvidos, a Biblioteca Escolar convidou a “Encenadora”, a “Produtora” e o respectivo “Grupo de Teatro” a deslocarem-se às nossas instalações, a fim de aqui repetirem aquela viagem no tempo. E foi deste modo que, no passado dia 13 de Junho, tivemos a oportunidade de regressar ao ano de 1868. Instalámo-nos no Tribunal. Reverenciámos o Juiz. Ouvimos os depoimentos. De acusação e de defesa. Conhecemos o réu. Nem todos concordámos com a sentença. Ontem como hoje. As opiniões continuam a dividir-se. Mesmo entre nós, professores, auxiliares e alunos. João Brandão foi e será sempre uma figura polémica da nossa história local. Criminoso ou político? Culpado ou inocente? Ficam as interrogações, tal e qual o Sr. Fernando André as fez afixar pela escola… No que todos concordam é na excelente prestação da “Embaixada da Biblioteca Municipal” que aqui se deslocou. Realmente, como é seu apanágio, primou pelo espírito de entrega e de entreajuda. A marca do seu êxito. Quanto ao nosso, também parece estar garantido, a atestar pelas turmas que assistiram, de forma irrepreensível, à representação, 7.º C, 8.º A e 8.º C. Ou seja, uma escola com futuro! Mas que, precisamente por isso, jamais vira as costas ao passado...

Lina Madeira

2 comentários:

Gaspar Matos disse...

Quando quiserem partilhar actividades sobre promoção da leitura para os 9ºs, 10ºs, 11ºs e 12ºs, ou trocarem ideias sobre promoção da leitura para adolescentes e jovens adultos, serão bem-vindos ao
http://adrianepandora.blogspot.com
Um abraço!

Mestre Filipe e as Suas Marionetas disse...

Olá Boa Tarde,

Começo por vos felicitar pelo vosso blog, felizmente há cada vez actividades nas Escolas, Jardins-de-infância, Bibliotecas Escolares, etc., e cada vez mais participação de Bibliotecários, Professores, Educadores e Pais. Precisamos sempre de mais educação, cultura e informação, e os blogs são um bom meio para isso.

Aproveito para vos convidar a espreitar o blog www.mestrefilipe.blogspot.com e conhecerem o nosso trabalho. E claro se acharem interessante a colocar um link na vossa página.

Ate sempre.